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  • Ricardo Santana - Mercado Seller

2021 A GUERRA DOS MARKETPLACES

O que vivemos em 2020 devido a pandemia no Mercado Digital, foi algo que trouxe o público para os meios digitais pela necessidade, os marketplaces tiveram um papel fundamental, plataformas seguras com entregas rápidas e uma experiência de compra incrível, a sobrevivência de inúmeros negócios deram-se ao fato de flexibilizar-se e viabilizar-se dentro desses canais de vendas, mesmo com a pandemia processos e fluxos foram alterados em tempos recorde e surgia-se departamentos de e-commerce da noite para o dia, na maioria quase que 80% deles sem estrutura e preparo para vendas, a questão no momento era a sobrevivência. Os Marketplaces tiveram audaciosas estratégias para garantir que as transações dentro dos ecossistemas fossem seguras e lucrativas, pois além de criar volume de negócios também estavam de olho no pós pandemia e a manutenção desse volume de negócios gerados, a criação de processos jamais imaginados de logísticas capazes de entregar produtos de uma Black Friday em um tempo recorde de 96 horas, implantações de fullfilment´s, aquisições de meios de transportes, carretas, aviões, vans, etc... tornando o fator de vender em Marketplace algo mais complexo e profissional. Avaliando toda essa estrutura acende-se um grande alerta nas operações basta uma pequena virgula errada e o processo todo pode estar no prejuízo, compra de mídia, marketing alta performance, geolocalização de consumo são as palavras mais faladas nos últimos tempos e tudo isso tem um valor agregado ainda mais em um pais onde o sistema tributário é o mais complexo do mundo. Imaginar o que os Marketplaces estão preparando para esse ano é interessante, mas o mais importante é saber se realmente nossa operação está pronta para avaliar tantas informações e como digerir e aplicar com estratégia, para os Marketplaces lançarem Boot´s capazes de responder perguntas em tempo real interligar estoques de acordo com o consumo do cliente final em uma tecnologia de ponta é questão de tempo, mas existe uma pergunta que não foi pensada, sua equipe está pronta para treinar esse boot, ou ele sabe realmente a função do boot? as vezes pequenos problemas são resolvidos em questão de minutos, mas a falta de conhecimento técnico poderá atrapalhar o desenvolvimento de seu negócio. Preparar e planejar a sua equipe para o que está por vir é a estratégia mais assertiva para iniciar o ano. Sabemos que os Marketplaces diferentemente do ano anterior que precisavam lançar funções para garantir a sobrevivência das pessoas, estarão propensos a ir muito mais além que é manter a volumetria de pedidos com a qualidade e rapidez, cabe a cada gestor colocar seu negócio ou operação de forma viável dentro dos Marketplaces, o momento é de planejamento e validação do seu negócio no universo digital, teremos em breve plataformas de marketplaces negociando na américa latina, e ou serviços em marketplaces e esses serviços geralmente estarão linkados aos produtos e a avaliação da qualidade dos serviços serão imprescindíveis para a venda dos mesmos produtos, como também aquele produto que está sendo avaliado em sua conta no marketplace de forma negativa poderá atrapalhar a venda de um outro produto, tudo isso desenhado para o resultado final que é garantir o experiência de compra do consumidor e manter ele um comprador assíduo em seu ecossistema. Hoje precisamos planejar todos os dias e ser flexíveis para o novo que ainda nem se quer mostrou as caras.... Uma dica ´´profissionaliza sua equipe`` ´´Digitalize sua empresa``


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