Um grande projeto uma grande empresa
Ao longo de 5 anos, tive a oportunidade de estar a diante de uma grande operação B2B, B2C e B2D uma fabricante e importador de peças automotivas, onde partimos a digitalização da empresa desde a recepção do pedido até a sua entrega ao cliente final, tornando-se um grande Case de sucesso no meio digital em sua categoria.
PROJETO - FASE 01
Um projeto bem definido precisa ser analisado em sua estrutura, bem como seus departamentos, mas o mais importante de todo processo é a analise criteriosa do produto.
O produto do qual está sendo ofertado precisa ser analisado e periciado com extremos rigor, pois é nele que tiramos as informações mais importantes para ter um sucesso seja nas vendas online em um canal de vendas ou em marketplaces. Assim começamos a primeira fase de estruturação de um projeto de vendas online:
- Produto;
- Analisar todas informações (atributos, Medidas, Cores, etc.)
- Analisar sua categoria de mercado;
- Analisar qualidades atribuídas;
- Analisar de consumo;
- Persona consumidora;
- Fator de consumo;
- Fator emotivo;
- Fator de necessidade;
- Analisar mercado;
- Concorrência;
- Concorrentes;
- Fabricantes;
- Distribuidores;
- Posicionamento;
- Geograficamente;
- Logística;
- Posição de localização dos produtos;
- Armazenagem de estoques;
- Tempo de expedição;
- Qualidade de embalagem;
- Tempo de entrega;
- Modalidades de entrega;
- Pós vendas;
- Customer expirience;
- Qualidade de atendimento;
- Problemas soluções e responsabilidades;
- Manutenção de clientes;
Veja que o produto tem inúmeras informações que ao longo do caminho precisamos saber de forma atingir 100% da sua aceitação de mercado mediante ao que é ofertado. A partir desse processo passamos para a parte tecnologia que onde é necessária algumas integrações e caminhos para que seu BackOffice tenha a funcionalidade e usabilidade em perfeito sincronismo, otimizando o máximo de tempo possível, para que os gestores possam analisar e pensar melhor em estratégias e tomar as decisões necessárias para escalar vendas, dessa maneira segue a parte de tecnologia:
- ERP – Sistemas de gestão operacional;
- Banco de dados de produtos;
- Banco de dados dos clientes;
- Informações financeiras;
- Informações descritivas;
- Informações transportes;
- Informações de compras;
- Informações gerenciais;
- Informações analíticas (riscos, lucros e prejuízos);
- CRM – Sistemas operacionais de e transmissores de informações;
- Plataformas de e-commerce;
- Hub´s de integração;
- API´S Tecnológicas;
- Ferramentas de BI (business intelligence);
- Integrações logísticas;
- Integrações de atendimentos (Boots);
- Integrações de Marketing digital (Advertising);
Assim a fase um de um projeto de estruturação é finalizada, após todas as análises e implantações de tecnologias digitais, passamos para a fase 2 do projeto que é posicionamento de mercado e escalabilidade sustentável;
PROJETO - FASE 02
Mediante a todo processo implantado, muitos acreditam que basta aguardar que as vendas começam a fluir de forma automática e rápida e não é bem assim que as coisas acontecem, geralmente muitos dos gestores chegam a essa parte do processo já esgotados devida a grande morosidade dos processos, dos quais muitos já sabem que é uma tarefa sem fim onde os departamentos tende ser bem definidos para om sucesso de uma operação, até então todo esse processo acima é referente a um único produto, agora imagine alguma empresas que tem em seu ERP algo em torno de 30.000 SKU´S (Sku´s = ´produtos), mas não se assuste pois se esse processo chegou muito bem definido até esse momento a escalabilidade das vendas é o próximo passo. Na segunda fase do projeto vamos utilizar todo esse contexto já estudado, analisado e implantado, com base nos produtos e nas categorias que sua empresa está atuando devemos analisar em relação aos custos e sustentabilidade quais Marketpalces deveremos atuar, e saber quanto seremos agressivos em vendas ou não e quanto é valiosa a nosso posicionamento nesse canal de vendas digital. Para isso vamos começar a analisar diariamente nosso posicionamento no mercado em referencia á:
- Marketplaces;
- Titularização;
- Perfil de consumo da persona;
- Momento da compra do consumidor;
- Manutenção de taxas e custos de operação;
- Investimentos de Advertising;
- Marcas e conteúdos influenciadores;
- E-commerce
- Posicionamento de mercado;
- SEO Busca orgânica;
- Analise de palavras chaves;
- Carrinho de compras;
- Trafego e algoritmos;
- Elevação de trafego para lojas físicas;
A fase 2 do projeto é soma de todos os resultados implantados com a conversão de vendas e escalabilidade de vendas descritas em alta performance, um projeto que bem estruturado e bem implantado gerando força própria e manutenção de seu ciclo de vital dentro de qualquer organização. Não é possível dizer que ao final da fase 2 do projeto estará com um patamar de vendas extraordinário que custei qualquer operação, mas podemos dizer que a empresa estará totalmente digitalizada em todos os departamentos com fluxo otimizados ao ponto trabalhar melhor seu tempo para elaboração de estratégia de conversão, também é impossível dizer que pode-se comprar um projeto pronto pois cada projeto é desenvolvido de acordo com a dor e para a solução de uma determinada operação. Espero que tenha ilustrado um pouco do mundo digital caso necessite de mais informações estarei sempre à disposição.