Um grande projeto uma grande empresa
 

Ao longo de 5 anos, tive a oportunidade de estar a diante de uma grande operação B2B, B2C e B2D uma fabricante e importador de peças automotivas, onde partimos a digitalização da empresa desde a recepção do pedido até a sua entrega ao cliente final, tornando-se um grande Case de sucesso no meio digital em sua categoria.

PROJETO - FASE 01


Um projeto bem definido precisa ser analisado em sua estrutura, bem como seus departamentos, mas o mais importante de todo processo é a analise criteriosa do produto.
O produto do qual está sendo ofertado precisa ser analisado e periciado com extremos rigor, pois é nele que tiramos as informações mais importantes para ter um sucesso seja nas vendas online em um canal de vendas ou em marketplaces. Assim começamos a primeira fase de estruturação de um projeto de vendas online:

- Produto;
                - Analisar todas informações (atributos, Medidas, Cores, etc.)
                - Analisar sua categoria de mercado;
                - Analisar qualidades atribuídas;
                - Analisar de consumo;
                               - Persona consumidora;
                               - Fator de consumo;
                               - Fator emotivo;
                               - Fator de necessidade;
                - Analisar mercado;       
                               - Concorrência;
                               - Concorrentes;
                               - Fabricantes;
                               - Distribuidores;
                               - Posicionamento;
                               - Geograficamente;
                - Logística;
                               - Posição de localização dos produtos;
                               - Armazenagem de estoques;
                               - Tempo de expedição;
                               - Qualidade de embalagem;
                               - Tempo de entrega;
                               - Modalidades de entrega;
                - Pós vendas;
                                - Customer expirience;
                               - Qualidade de atendimento;
                               - Problemas soluções e responsabilidades;
                               - Manutenção de clientes;

Veja que o produto tem inúmeras informações que ao longo do caminho precisamos saber de forma atingir 100% da sua aceitação de mercado mediante ao que é ofertado. A partir desse processo passamos para a parte tecnologia que  onde é necessária algumas integrações e caminhos para que seu BackOffice tenha a funcionalidade e usabilidade em perfeito sincronismo, otimizando o máximo de tempo possível, para que os gestores possam analisar e pensar melhor em estratégias e tomar as decisões necessárias para escalar vendas, dessa maneira segue a parte de tecnologia:
 

- ERP – Sistemas de gestão operacional;
                - Banco de dados de produtos;
                - Banco de dados dos clientes;
                - Informações financeiras;
                - Informações descritivas;
                - Informações transportes;
                - Informações de compras;
                - Informações gerenciais;
                - Informações analíticas (riscos, lucros e prejuízos);
- CRM – Sistemas operacionais de e transmissores de informações;
                - Plataformas de e-commerce;

                - Hub´s de integração;  
                - API´S Tecnológicas;
                - Ferramentas de BI (business intelligence);
                - Integrações logísticas;
                - Integrações de atendimentos (Boots);
                - Integrações de Marketing digital (Advertising);
Assim a fase um de um projeto de estruturação é finalizada, após todas as análises e implantações de tecnologias digitais, passamos para a fase 2 do projeto que é posicionamento de mercado e escalabilidade sustentável;

PROJETO - FASE 02

Mediante a todo processo implantado, muitos acreditam que basta aguardar que as vendas começam a fluir de forma automática e rápida e não é bem assim que as coisas acontecem, geralmente muitos dos gestores chegam a essa parte do processo já esgotados devida a grande morosidade dos processos, dos quais muitos já sabem que é uma tarefa sem fim onde os departamentos tende ser bem definidos para om sucesso de uma operação, até então todo esse processo acima é referente a um único produto, agora imagine alguma empresas que tem em seu ERP algo em torno de 30.000 SKU´S (Sku´s = ´produtos), mas não se assuste pois se esse processo chegou muito bem definido até esse momento a escalabilidade das vendas é o próximo passo. Na segunda fase do projeto vamos utilizar todo esse contexto já estudado, analisado e implantado, com base nos produtos e nas categorias que sua empresa está atuando devemos analisar em relação aos custos e sustentabilidade quais Marketpalces deveremos atuar, e saber quanto seremos agressivos em vendas ou não e quanto é valiosa a nosso posicionamento nesse canal de vendas digital. Para isso vamos começar a analisar diariamente nosso posicionamento no mercado em referencia á:
                - Marketplaces;
                               - Titularização;
                               - Perfil de consumo da persona;
                               - Momento da compra do consumidor;
                               - Manutenção de taxas e custos de operação;
                               - Investimentos de Advertising;
                               - Marcas e conteúdos influenciadores;
                - E-commerce
                               - Posicionamento de mercado;
                               - SEO Busca orgânica;
                               - Analise de palavras chaves;
                               - Carrinho de compras;
                               - Trafego e algoritmos;
                               - Elevação de trafego para lojas físicas;
A fase 2 do projeto é soma de todos os resultados implantados com a conversão de vendas e escalabilidade de vendas descritas em alta performance, um projeto que bem estruturado e bem implantado gerando força própria e manutenção de seu ciclo de vital dentro de qualquer organização. Não é possível dizer que ao final da fase 2 do projeto estará com um patamar de vendas extraordinário que custei qualquer operação, mas podemos dizer que a empresa estará totalmente digitalizada em todos os departamentos com fluxo otimizados ao ponto trabalhar melhor seu tempo para elaboração de estratégia de conversão, também é impossível dizer que pode-se comprar um projeto pronto pois cada projeto é desenvolvido de acordo com a dor e para a solução de uma determinada operação. Espero que tenha ilustrado um pouco do mundo digital caso necessite de mais informações estarei sempre à disposição.


 

@mercadoseller
CNPJ: 37.260.436/0001-20

  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic