top of page
Buscar
  • Foto do escritorMercado Seller consultoria

100 passos para alta performance MercadoLivre : a série.

Atualizado: 11 de jun. de 2020


Todo projeto começa da idéia ou um sonho de empreender que está fixado na mente de cada pessoa, para alguns menos evidente, outros avaliando, e muitos na flor da pele querendo iniciar já, mas à todos com aquela pergunta na cabeça como começar?

Na atual realidade abrir uma loja física é muito complexo ainda mais com uma pandemia instalada mundialmente, além disso depende de muito investimento e inúmeras atribuições que podem demorar dias ou meses, e as vezes isso pode enfraquecer a ideia e o sonho de ser empreendedor, por outro lado empreender pelo digital o trabalho é mais estratégico, não quer dizer que seja mais rápido, e também que os custos sejam menores, mas nesse modelo de negócio a pessoa poderá empreender na forma de um teste, conforme a operação vai ganhando contexto financeiro e operacional o empreendedor vai implantando o sistema físico.

Basta tem uma ideia de vender um produto ou serviço, o caminho mais fácil para inicialização e com maior retenção e impacto de clientes são os marketplaces. O MercadoLivre é um dos mais relevantes do mercado e com uma experiencia de compra fantastica devido ao seu ecossistema, a chance de conseguir prosperar e muito mais evidente, nós do Mercado Seller vamos comerçar o projeto de como começar do zero, dos primeiros passos desde abertura da conta até as estratégias de alta performance. Pensando assim vamos iniciar a série 100 passos para alta performance MercadoLivre você está pronto para essa viagem vamos lá.

01 – Abertura de conta do MercadoLivre:


É muito simples e fácil criar sua conta no MercadoLivre basta acessar o site, e conforme a imagem acima clicar no ícone crie a sua conta. Nessa etapa existe duas coisas muito importantes e fundamentais: - Criar a identidade de sua empresa, nesse momento o empreendedor precisa analisar alguns fatores indicados abaixo: - Qual nome sua empresa irá utilizar, e saber no a aceitação desse nome no mercado? - Analisar se existe alguma empresa já trabalhando com esse nome para que não ocorra PPI (Proteção Propriedade intelectual) como devemos nos analisar esses dados: - Faça uma busca na Google sobre o nome do seu negócio e verificar também no Registro.br se não existe algum site registrado com esse nome. Depois da análise e definição das informações registre tanto no Google Meu Negócio como também no Site do registro.br, algumas pessoas seguem mais adiante para registrar sua marca em INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial marcas e patentes, mas eu creio que esse custo poderá ser feito mais adiante quando seu negócio já estiver com performance de vendas bem definida. A partir vamos para o próximo passo :


Um dos assuntos mais comentados em 2019 pelo MercadoLivre foi sobre a formalidade fiscal e jurídica, se a sua intenção de criar uma conta for vender profissionalmente, não hesite e crie uma conta jurídica, agora se a sua intenção for comprar produtos ou uma vez ou outra vender algo seu que esteja guardado sem uso abra uma conta física. Um fator de extrema relevância que levamos em consideração é que toda vez que ao criar uma conta seja ela Jurídica ou Física automaticamente o usuário está assinando contrato de direitos e deveres, muito importante que veja esse contrato para saber os deveres e regras do MercadoLivre, para que no futuro caso ocorra uma infração ou penalidade ambos estejam preservados pelos direitos legais.

Preencha todos campos como informado acima, muito importante utilizar um e-mail que tenha acesso diário pois sempre receberá informações muito importantes por ele. - Acessos indevidos; - Infrações; - Ofertas de campanhas; - Envio de documentos; Enfim muitas outras informações que irão ajudar a ter performance em sua conta. Algumas vezes o nome e sobrenome é o apelido que daremos ao negócio, mas em alguns casos isso não ocorre não se preocupe pois iremos alterar ao inserir os dados pessoais fisícos ou jurídico, veja o modelo abaixo:

Logo após inserir os dados a sua conta está criada e está como perfil iniciante, é muito importante que preencha todos os dados criando uma identidade do seu negócio e assim completando todas as etapas de sua conta, essa conta entrará em uma escala e cada etapa alcançada a conta estará ganhando benefícios, que no futuro ajudará muito.

Clique no nome da conta e automaticamente irá abrir uma aba como mostra acima e poderá acessar sua conta:

Abaixo irá visualizar o painel de administrativo o Dashboard nele poderá enxergar todas as atividades seja para compra como para venda, primeira coisa que deverá fazer é preencher seus dados cadastrais e configurar seu apelido da conta. Geralmente quando efetuo a abertura de uma conta nova já tenho uma base pronta tipo:

- Apelido;

- Layout do Logo da empresa;

Ao clicar no ícone ao lado de seu nome abre uma Aba redonda e azul conforme visualiza abaixo para que você adicione seu logo de forma simples e fácil.


Ao lado direito na imagem acima visualiza um termômetro indicando como está a configuração de sua conta, cada informação e etapa esse termômetro irá subindo até chegar em 100%.


Agora vamos ver como configurar os dados seja ele pessoa física ou pessoa jurídica e se houver necessidade alterar o seu apelido, clique na parte de Reputação conforme indica na figura acima, para saber como está o seu apelido e saber se ele está de acordo como você projetou a identidade de sua conta.

Leia atentamente as regras e como são atribuídas as métricas da reputação assim poderá perceber e conseguir tomar decisões antes que sua reputação seja impactada. A reputação é algo que deverá ser analisado dia a dia, pois a sua performance de vendas irá depender de como você cuida de seus clientes e como seus produtos são recebidos e o tempo de entrega dos produtos, a somatória desses métricas irão atribuir o seu termômetro de atendimento.

Conforme visualizamos acima o apelido gravado não condiz com o meu negócio, essa informação é muito importante estar bem clara, como todos usuários do MercadoLivre, Muitos copiam o apelido para buscar o vendedor na Google ou até mesmo para averiguar a reputação dele perante ao órgão regulamentadores tipo reclameaqui, e caso sua empresa não seja encontrada, irá transparecer insegurança ao comprador. Preste muita atenção comprador de MercadoLivre jamais irá deixar de comprar no MercadoLivre, mais adiante vamos falar muito sobre tráfego e irá entender sobre o público consumidor. Para alterar o apelido siga os passo abaixos no painel clique em Configuarações > Meus Dados

Com o painel dos dados aberto, irá visualizar o Apelido, muita atenção nessa hora, pois o Apelido só pode ser alterado de 60 em 60 dias, na frente de usuário após o apelido existe uma Seta Azul, ao clicar nessa seta dará acesso ao painel de troca de Apelido, assim o usuário poderá efetuar a alteração.


Ao efetuar a troca do Apelido, basta clicar em Alterar, que será salvo de acordo com a sua inscrição.

Após a alteração, aproveite e preencha todos os dados cadastrais para que sua conta atinja novas etapas no termômetro, e esteja com sua identidade de conta completa.

Por hoje acho que já temos bastante informações e tarefas para executar. Acompanhe nosso blog, pois será passo a passo com todas as telas e dúvidas para que consiga construir uma conta de sucesso no MercadoLivre, com informações totalmente gratuitas. Não esqueça de compartilhar com um amigo que esteja precisando de ajuda para vender no MercadoLivre. Em alguns dias mais etapas do passo a passo. E para você, vendedor, que já tem uma conta performando e precisa de ajuda, nos envie informações pelo contato, teremos o prazer em ajudá-lo.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Muito obrigado, Ricardo Santana Mercado Seller.

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page